20.6.07

95 anos de emancipação política de Divinópolis

Foto do centro de Divinópolis
Mais uma vez um monte de gente vai às ruas


Ocorreu dia 1º de junho, o tradicional desfile cívico-militar que faz parte das comemorações do aniversário de Divinópolis. Com grande presença da população na principal avenida da cidade, se reuniram diversas autoridades do município.

Neste ano, a administração municipal homenageia a cidade de Itaúna, também localizada na região Centro-Oeste do estado de Minas, com o título de Cidade Irmã. Segundo o prefeito de Divinópolis, Demetrius Pereira, “esta é uma forma de valorizar os laços de amizade e fraternidade na região, todo ano escolheremos algum município para comemorar junto conosco esta data tão importante que é o aniversário de nossa querida Divinópolis”.

Também estiveram na homenagem os deputados estaduais Domingos Sávio (PSDB) e Dr Rinaldo Valério (PSB) e o federal Jaime Martins Filho (PL), ambos ressaltaram a importância da data para a cidade e na região. De acordo com Domingos Sávio, “a cidade deve comemorar seu aniversário reunindo os gestores públicos, como nós, junto da população. A cada dia o desfile fica mais tradicional e bonito, a população compareceu, como de costume, lotando os passeios da Avenida Primeiro de Junho e eu só tenho a agradecer e continuar trabalhando para que a cidade esteja sempre no rumo do desenvolvimento. Além da comemoração tão tradicional, podemos ver que o evento também serve para que comerciantes e famílias em geral tenham oportunidade de complementar os rendimentos familiares e isso também merece atenção especial”, salienta Sávio.

Dr Rinaldo ressalta que, além de cidade irmã, Itaúna tem um grande papel neste desenvolvimento de Divinópolis. “Somos uma cidade-pólo na região, mas muitos de nossos profissionais estudaram em Itaúna, muitos cidadãos itaunenses também moram, estudam e trabalham aqui, por isso, nada mais justo e significativo de comemorar mais um ano de nossa cidade abraçando e reunindo amigos da região”, observa Rinaldo.

A pergunta que fica é, o que tem a comemorar o cidadão que tira de sua comida para pagar IPTU e mora num bairro da periferia, longe dos olhos e das obras de infra-estrutura das administrações municipais?

Apenas mais um relato da rotina nesta cidade

Inácio Vasconcelos – presidente da SAB – Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal Ataliba Lago

Divinópolis é uma cidade que tem um amplo manancial de produção de arte e cultura em geral. Vários grupos trabalham com teatro, que serão beneficiados com a Inauguração do Teatro Municipal Usina do Gravatá.

Este novo espaço trará a possibilidade da vinda de outros espetáculos e de um intercâmbio cultural e contribui em muito para o desenvolvimento artístico da cidade e da região.

Literatura, música e dança também são tradicionais no município. Porém este potencial não é tão bem aproveitado. O que é feito na cidade parte da iniciativa dos próprios grupos. Não há, de maneira geral, apoio público e privado a esta causa. Além disso, percebo um certo descuido quanto a uma arte que vem crescendo muito na cidade, o artesanato, e a seu principal personagem, GTO. Precisaríamos de maior apoio e divulgação a este grande patrimônio de Divinópolis. Quero enaltecer a manifestação cultural neste município, como meio de vida que pode render bons frutos, inclusive financeiros, a Divinópolis, enfim, produção de cultura é uma atividade rentável a qualquer município.

Um comentário:

kennedy disse...

Parabéns D2, suas matérias sempre são muito bem escritas. Acho que dentro dessa reportagem falta um pouco de pimenta, pq a cidade não é tão maravilhosa assim.