15.12.06

Histórias de fé

Marias celebram dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Divinópolis



As histórias de Maria da Conceição Santos e Maria da Conceição Andrade Freitas têm muito mais que o nome em comum. Na sexta-feira 8, dia da padroeira de Divinópolis, foi aniversário das duas.

Maria da Conceição dos Santos completou 77 anos no último dia 8. A presidente da Sociedade São Vicente de Paula (SSVP) conta que sua história de vida é guiada por Nossa Senhora da Conceição. “Me sinto muito feliz e agradecida por ter nascido neste dia. Hoje sei que toda minha vida foi acompanhada de perto por ela. Este dia é consagrado e respeitado, só posso ter alegrias, privilégios. Sou sua devota. Ela é padroeira também da SSVP, que eu sou presidente há 15 anos. Tenho uma família linda, meus filhos, irmãos, são bênçãos para mim. Todos me querem bem, graças a Deus e a Nossa Senhora eu não tenho inimigos. Dedico isso tudo a ela”, diz Sãozinha, como é conhecida a presidente da SSVP.

Maria da Conceição Andrade Freitas completou 51 anos, também no dia 8 deste mês. A professora aposentada diz que foram muito bem vividos. “A padroeira desta cidade intercede junto a Jesus todas as minhas preces. Ela está sempre ao meu lado, é minha companheira. Meu nome é em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Foi um amigo da família que sugeriu, minha mãe fazia parte de um grupo que a cultuava - os Filhos de Maria – e meu pai também era ligado à mãe de Deus. Em minha casa, só eu tenho nome composto, meu pai não gostava de nomes grandes. Me chamo Maria da Conceição, com muito orgulho”, diz a devota.

Ela fala que a título de Nossa Senhora da Conceição, é o primeiro de Maria. “A partir da Conceição (que vem de concepção) vieram os outros nomes: Fátima, Aparecida etc. Isso me deixa ainda mais feliz de carregar comigo este nome”, explica a ex-professora.

A primeira Maria reconhecida pela Igreja Católica é chamada também de Maria da Conceição, ou da Imaculada Concepção e tem o dia 8 de dezembro dedicado a ela. Todo ano a paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Esplanada, em Divinópolis, celebra uma novena e faz preparação para a grande festa.

Em nota, a coordenação da igreja explica: “A cada ano escolhemos um tema, de acordo com a realidade do momento, para levar os fiéis a uma reflexão consciente. Este ano o tema central é Família, Identidade e Missão. São tantos ataques e tentações que a família sofre nos dias atuais. Violência, drogas, consumismo, desordem moral, que as pessoas perdem os horizontes de valores humanos. A cada ano, mais pessoas freqüentam nossa igreja. Calculamos, em média, que cerca de 2 mil fiéis vêm honrar a Imaculada Conceição”, ressalta a coordenação da igreja.

Além da novena, a comunidade recolhe alimentos não perecíveis e, com ajuda dos vicentinos, distribui aos moradores da região.


Agradecimento especial ao Jornal Magazine
Fotos: MARCELO DE FREITAS

Nenhum comentário: